Projeto PPGEAL apresenta desidratador que será utilizado por associações indígena e agroextrativista da Amazônia

16/03/2023 13:51

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) inaugurou em dezembro de 2022, a unidade demonstrativa do projeto “Cadeias Produtivas do Açaí e Cupuaçu: Fábrica Sustentável de Alimentos em Pó em Pequena Escala”, que é conduzido pela Secretaria de Pesquisa e Formação Científica (SEPEF). A planta está instalada no Laboratório de Propriedades Físicas dos Alimentos da Universidade Federal de Santa Catarina (PROFI/UFSC), em Florianópolis (SC).

“Esses equipamentos são mais um resultado da produção científica e tecnológica da UFSC que beneficiará famílias produtoras brasileiras, contribuindo para o desenvolvimento social que é um dos objetivos de nossa instituição”, comenta o reitor da UFSC, Irineu Manoel de Souza.

A iniciativa integra o Programa Cadeias Produtivas da Bioeconomia MCTI que visa promover a agregação de valor nas cadeias produtivas com produtos da bioeconomia brasileira. Neste caso, o foco está no açaí e no cupuaçu. Outras cadeias produtivas envolvem o licuri, amêndoa típica da caatinga, e o pirarucu.

Link para a matéria completa: https://www.gov.br/mcti/pt-br/acompanhe-o-mcti/noticias/2022/12/em-florianopolis-mcti-e-ufsc-apresentam-desidratador-que-sera-utilizado-por-associacoes-indigena-e-agroextrativista-da-amazonia