(Português do Brasil) Projeto PPGEAL apresenta desidratador que será utilizado por associações indígena e agroextrativista da Amazônia

16/03/2023 13:51

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) inaugurou em dezembro de 2022, a unidade demonstrativa do projeto “Cadeias Produtivas do Açaí e Cupuaçu: Fábrica Sustentável de Alimentos em Pó em Pequena Escala”, que é conduzido pela Secretaria de Pesquisa e Formação Científica (SEPEF). A planta está instalada no Laboratório de Propriedades Físicas dos Alimentos da Universidade Federal de Santa Catarina (PROFI/UFSC), em Florianópolis (SC).

“Esses equipamentos são mais um resultado da produção científica e tecnológica da UFSC que beneficiará famílias produtoras brasileiras, contribuindo para o desenvolvimento social que é um dos objetivos de nossa instituição”, comenta o reitor da UFSC, Irineu Manoel de Souza.

A iniciativa integra o Programa Cadeias Produtivas da Bioeconomia MCTI que visa promover a agregação de valor nas cadeias produtivas com produtos da bioeconomia brasileira. Neste caso, o foco está no açaí e no cupuaçu. Outras cadeias produtivas envolvem o licuri, amêndoa típica da caatinga, e o pirarucu.

Link para a matéria completa: https://www.gov.br/mcti/pt-br/acompanhe-o-mcti/noticias/2022/12/em-florianopolis-mcti-e-ufsc-apresentam-desidratador-que-sera-utilizado-por-associacoes-indigena-e-agroextrativista-da-amazonia