Professor do PPGEAL participa de missão de trabalho no exterior na área de Processos com Membranas

04/07/2022 10:44

Entre os dias 1 e 15 de junho, o docente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Alimentos (PPGEAL)  participou de missão de trabalho no exterior, na RICE University, Houston-EUA, através do programa CAPES/PrInt-UFSC.

Durante a missão em Houston, Alan esteve no Department of Civil and Environmental Engineering da RICE University, em contato com o grupo da Professora Qilin Li, que investiga novos materiais, processos e projetos de sistemas que permitem a utilização eficiente de energia e melhoram o custo-benefício do uso de recursos hídricos convencionais e alternativos para abastecimento de água residencial, municipal e industrial.

Colaboração

A colaboração com a RICE University pelo CAPES/PrInt ocorre desde 2018 e permite o compartilhamento de conhecimento entre os professores e alunos dos grupos de pesquisa. Alunos de doutorado do PPGEAL realizam parte do seu doutorado (doutorado sanduíche) e tanto professores da RICE como da UFSC realizam missões de trabalho para fortalecer a parceria e projetos futuros.

Atividades

Durante o período no exterior, o professor Alan participou em reuniões com o grupo de pesquisa, seminários e apresentou as atividades que tem desenvolvido no Laboratório de Processos com Membranas (LABSEM) para o grupo NEWT (Nanosystems Engineering Research Center for Nanotechnology Enabled Water Treatment), que reúne pesquisadores da RICE, ASU, UTEP e Yale.

Ainda, o Professor Alan foi convidado para palestrar na University of Texas at Austin, para o grupo de pesquisa MWET (Center for Materials for Water and Energy System), que reúne pesquisadores da UT Austin, UC Santa Barbara e Berkeley Lab. Na oportunidade, conheceu pessoalmente o professor Benny Freeman, expoente na área de separação de gases por membranas.