Sessão da Alesc pelas mulheres na ciência faz homenagem a professoras do Departamento de Engenharia Química e de Alimentos (UFSC)
Duas professoras do Departamento de Engenharia Química e de Alimentos (EQA) foram homenageadas na sessão especial da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) realizada no Plenário do Palácio Barriga Verde, em Florianópolis, nesta segunda-feira, 30, para celebrar mulheres catarinenses que se destacam na ciência.
Proposta pela presidente da Comissão de Educação e Cultura, Luciane Carminatti, a sessão especial contou com a presença do governador, Jorginho Mello. Ao todo, 69 mulheres e duas entidades foram reconhecidas por sua atuação em diversas áreas do conhecimento. Veja a lista completa.
O objetivo do evento é celebrar a excelência feminina na pesquisa e na produção de conhecimento, se tornando ainda mais significativo por marcar o primeiro ano em que a ciência voltou a ser valorizada como política pública no Brasil, recebendo investimentos e sendo tratada como um pilar de desenvolvimento.
— Em Santa Catarina e no Brasil, as mulheres cientistas têm desempenhado um papel fundamental na produção do conhecimento científico, demonstrando seu protagonismo e dando valiosas contribuições para a sociedade. É preciso destacar a diversidade de talentos e as realizações dessas mulheres para que elas ocupem cada vez mais espaços e sejam vistas com o destaque que merecem — avalia a deputada.
Conheça mais sobre as professoras homenageadas:
A professora Débora de Oliveira possui experiência na área de Processos Biotecnológicos, atuando principalmente nos seguintes temas: Produção, purificação e imobilização de enzimas; Desenvolvimento de processos enzimáticos; Produção de biocompostos de interesse industrial; Produção de biocombustíveis, com ênfase em biodiesel e biohidrogênio; Aproveitamento biotecnológico de resíduos industriais, com foco na pesquisa, desenvolvimento e inovação dentro destas áreas
Já a professora Regina de Fátima Peralta Muniz Moreira tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Tratamentos e Aproveitamento de Rejeitos e aplicação de processos nanotecnológicos, atuando principalmente nos seguintes temas: tratamento de efluentes, adsorção, processos oxidativos avançados e catálise heterogênea.