(Português do Brasil) Sessão da Alesc pelas mulheres na ciência faz homenagem a professoras do Departamento de Engenharia Química e de Alimentos (UFSC)

01/11/2023 09:23

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Duas professoras do Departamento de Engenharia Química e de Alimentos (EQA) foram homenageadas na sessão especial da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) realizada no Plenário do Palácio Barriga Verde, em Florianópolis, nesta segunda-feira, 30, para celebrar mulheres catarinenses que se destacam na ciência.

Proposta pela presidente da Comissão de Educação e Cultura, Luciane Carminatti, a sessão especial contou com a presença do governador, Jorginho Mello. Ao todo, 69 mulheres e duas entidades foram reconhecidas por sua atuação em diversas áreas do conhecimento. Veja a lista completa.

O objetivo do evento é celebrar a excelência feminina na pesquisa e na produção de conhecimento, se tornando ainda mais significativo por marcar o primeiro ano em que a ciência voltou a ser valorizada como política pública no Brasil, recebendo investimentos e sendo tratada como um pilar de desenvolvimento.

— Em Santa Catarina e no Brasil, as mulheres cientistas têm desempenhado um papel fundamental na produção do conhecimento científico, demonstrando seu protagonismo e dando valiosas contribuições para a sociedade. É preciso destacar a diversidade de talentos e as realizações dessas mulheres para que elas ocupem cada vez mais espaços e sejam vistas com o destaque que merecem — avalia a deputada.

Conheça mais sobre as professoras homenageadas:

A professora Débora de Oliveira possui experiência na área de Processos Biotecnológicos, atuando principalmente nos seguintes temas: Produção, purificação e imobilização de enzimas; Desenvolvimento de processos enzimáticos; Produção de biocompostos de interesse industrial; Produção de biocombustíveis, com ênfase em biodiesel e biohidrogênio; Aproveitamento biotecnológico de resíduos industriais, com foco na pesquisa, desenvolvimento e inovação dentro destas áreas

Já a professora Regina de Fátima Peralta Muniz Moreira tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Tratamentos e Aproveitamento de Rejeitos e aplicação de processos nanotecnológicos, atuando principalmente nos seguintes temas: tratamento de efluentes, adsorção, processos oxidativos avançados e catálise heterogênea.