PPGEAL tem finalista no Prêmio Inovação Catarinense

16/05/2022 10:45

A egressa de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Alimentos Dra. Jessica de Matos Fonseca, é uma das finalistas na categoria Estudante Universitário Inovador – Prêmio Inovação CatarinenseOrientada pela Professora Dra. Alcilene Rodrigues Monteiro Fritz e coorientada pelo Professor Dr. Germán Ayala Valência e pela Professora Dra. Regina de Fatima Peralta Muniz Moreira.

A aluna tem experiência na área de Engenharia de alimentos e Eng. química, com ênfase em pesquisas de nano e bio material que aumentam a funcionalidade dos alimentos associados a sua conservação.

O trabalho intitulado: Hydroxypropyl methylcellulose-TiO2 and gelatin-TiO2 photocatalytic nanocomposites applied in fruit postharvest for ethylene scavenging

Mini Resumo

A inovação tecnológica na pós-colheita de frutas auxilia na redução de perdas na horticultura, que correspondem a 45 % dos alimentos desperdiçados mundialmente. O objetivo deste trabalho foi desenvolver um material inovador, de baixo custo, e sequestrador de etileno. Mamões foram embrulhados em espumas de polietileno cobertas com nanocompósitos fotocatalíticos à base de gelatina e dióxido de titânio e tiveram o acúmulo de etileno reduzido em 60 % e suas características sensoriais preservadas.

Notícia UFSC

Confira a lista dos finalistas