Solidariedade no PPGEAL

O PPGEAL tem valioso histórico de ações de solidariedade e nucleação em todo o território nacional. Os principais destaques destas ações são:

  1. Baseado no sucesso do projeto MINTER e DINTER do PPGEAL com o Instituto Federal do Sertão de Pernambuco, em Petrolina-PE, que formou 7 doutores e 11 Mestres, o PPGEAL investiu novamente em um projeto DINTER, uma relevante ação de SOLIDARIEDADE. O projeto foi coordenado pelos professores Marco Di Luccio (Coordenador Geral) e Bruno A. M. Carciofi (Coordenador Acadêmico), e Marlene Nunes Damaceno (Coordenadora Operacional) do Instituto Federal do Ceará (IFCE). Todo corpo docente permanente do programa foi envolvido com a formação dos discentes (aulas, orientações, coorientações e bancas), em todos os anos do quadriênio. As coorientações ocorreram por meio de parcerias com doutores das Instituições de Pesquisa da Região Nordeste do país, principalmente da EMBRAPA e UFC. Assim, no quadriênio 2021-2024 foram concluídas 9 defesas de doutorado pelo projeto DINTER (1 defesa em 2022, 7 defesas em 2023 e 1 defesa em 2024). O Programa de Doutorado Interinstitucional (DINTER) do PPGEAL teve como principais objetivos: i) formar doutores de alto nível, capacitando profissionais para atuarem em pesquisa e ensino, especialmente em instituições de ensino superior e centros de pesquisa, ii) estimular a produção e socialização do conhecimento, promovendo a geração e disseminação de pesquisas científicas na área de Engenharia de Alimentos, contribuindo para o avanço tecnológico e acadêmico do setor, e iii) contribuir para a reflexão crítica dos processos de formação, fomentando uma análise contínua e crítica dos métodos e práticas voltados à formação de profissionais na área de alimentos, visando aprimorar a qualidade do ensino e da pesquisa. Além disso, o DINTER buscou minimizar riscos de endogenia na formação de mestres e doutores, incentivando a participação dos alunos em projetos de cooperação científica com outras instituições parceiras. Estes objetivos fortaleceram a formação acadêmica e a capacidade de pesquisa dos profissionais, contribuindo para o desenvolvimento científico e tecnológico na área de Engenharia de Alimentos.
  2. O projeto “FÁBRICA DE FÁBRICAS DE ALIMENTOS: CADEIAS PRODUTIVAS DO AÇAÍ E DO CUPUAÇU – Fábrica Sustentável de Alimentos em Pó em Pequena Escala” trata da construção e instrumentação de 04 (quatro) unidades de processamento de açaí e cupuaçu no interior de contêineres, para produção das polpas em pó (https://youtu.be/C_C3Ww5ERpk ). O projeto coordenado pelo Prof. João Laurindo, utiliza tecnologias inovadoras e adequadas à pequena escala de produção, fazendo uso de energia elétrica fotovoltaica e bioenergia produzida a partir dos resíduos oriundos das matérias primas processadas. O projeto segue as tendências mundiais de produção de alimentos com base em processos sustentáveis, considerando a descarbonização da produção e o respeito ao meio ambiente e às comunidades envolvidas. Assim, estão sendo realizadas análises de ciclo de vida dos produtos em cada comunidade. A SEDECTI/AM, UEA, SEMAS/PA, EMATER/PA, FUNAI e UFPA fazem parte do projeto, auxiliando na logística e nos aspectos socioculturais regionais e visando a interiorização de tecnologias, com a instalação destas “Fábricas” no interior da região Norte do Brasil.
  3. O projeto “BIORE-AMAZONIA: Biorrefinaria das cadeias de frutos Amazônicos” busca intensificar a recuperação de óleos essenciais, moléculas bioativas e outros produtos de alto valor provenientes de frutos amazônicos, visando ampliar o retorno econômico e social para os produtores locais. Coordenado pela Prof.a Sandra, o projeto envolve a colaboração de diversas instituições de ensino superior, incluindo a Universidade Federal do Pará (UFPA), a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), além da comunidade amazônica, como parte da iniciativa Amazônia +10. A iniciativa busca agregar valor às cadeias produtivas de frutos amazônicos, promovendo a sustentabilidade e o desenvolvimento socioeconômico das comunidades envolvidas.
  4. O projeto de extensão ¡Ext!EQA, do Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos (EQA) da UFSC, realizado nos anos de 2022, 2023 e 2024, visa aproximar alunos, indústria e egressos por meio de rodas de conversa mediadas por professores do EQA. Além disso, o projeto realiza diversas ações de extensão com escolas de ensino médio, como visitas a laboratórios e participação em feiras de profissões, proporcionando aos estudantes uma visão prática das áreas de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos.
  5. O forte engajamento dos docentes do PPGEAL na coordenação de projetos de pesquisa se evidencia na ampla colaboração com a iniciativa privada (10 projetos, R$ 12 milhões), agências de fomento (16 projetos, R$ 8 milhões) e ONGs (4 projetos, R$ 1,2 milhão) no quadriênio 2021-2024.
  6. A Universidade Federal de Santa Catarina se destaca por seu Programa de Ações Afirmativas, implementado na pós-graduação em 2020 pela Resolução Normativa nº 145/2020/CUN, que reserva 28% das vagas e bolsas para grupos vulneráveis. No PPGEAL, entre 2021 e 2024, 7 mestres (27%) e 4 doutorandos (15%) foram admitidos pelo programa na categoria negros ou pardos.
  7. Merecem destaque ainda os projetos de extensão com empresas nacionais e, principalmente, regionais, que oportunizam a transferência de conhecimento acadêmico/científico de docentes e discentes do PPGEAL para a melhoria contínua das empresas da região. Como exemplo podemos citar projetos com a Empresa Levteck – tecnologia viva (“Qualidade de leveduras cervejeiras secas” e “Melhoramento de processos envolvendo leveduras”) e treinamento de microbiologia para os funcionários da empresa NanoVetores – Tecnologia S. A.
  8. O projeto COFECUB – CAPES/COFECUB (COMITÊ FRANCÊS DE AVALIAÇÃO DA COOPERAÇÃO UNIVERSITÁRIA COM O BRASIL), liderado pelo Prof. João Borges Laurindo desde 2023 tem foco em “CIÊNCIA DE ALIMENTOS (EMBALAGENS DE PRODUTOS ALIMENTARES)”e o objetivo aprofundar a cooperação acadêmica entre pesquisadores e instituições do Brasil e da França conta ainda com a participação das instituições (1) Universidade Federal do Ceará (UFC), (2) Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e (3) Institut Agro Dijon – FR.
  9. O CENTRO TECNOLÓGICO DE PORTAS ABERTAS e FEIRA DE CURSOS DA UFSC (2022 – 2024) são duas ações de extensão para promover os cursos de graduação e de pós-graduação da UFSC (https://portasabertas.ctc.ufsc.br/ e https://feiradecursos.ufsc.br/ ), nas quais todos os DPs do PPGEAL estiveram envolvidos.
  10. A EMPRESA JÚNIOR ESPECIALIZADA EM ENGENHARIA QUÍMICA E ENGENHARIA DE ALIMENTOS – Conaq, tem a participação ativa de todos os docentes do PPGEAL supervisionando atividades dos alunos envolvidos com projetos com empresa regionais, https://conaq.com.br/).