Internacionalização PPGEAL
• CAPES/PRINT:
No aspecto internacionalização, observa-se que o Programa atrai candidatos estrangeiros e os docentes atuam ativamente na comunidade científica internacional. Para aumentar esta inserção, o Programa participa de 3 projetos CAPES/PRINT/UFSC, que contribuem para ampliar a inserção internacional do PPGEAL, fortalecendo ainda mais as parcerias contempladas na proposta. Uma importante consequência deste fortalecimento é a possibilidade de oferecer disciplinas em outro idioma e aumentar a captação de recursos e projetos estratégicos com parceiros internacionais.
Página do Programa na UFSC: https://propg.ufsc.br/cin/print/editais-print/
• DOUTORADO SANDUÍCHE NO EXTERIOR:
Uma atividade muito difundida entre os discentes do PPGEAL é a busca pela formação complementar mediante a realização de estágio de doutorado sanduíche no exterior. Essas parcerias têm sido sistematicamente incentivadas pelo programa mediante a realização de diversas ações: (1) estímulo dos discentes com o oferecimento de bolsas sanduíche, tanto através dos antigos projetos PADCT como através de projetos de cooperação internacional como o projeto CAPES/PRINT, estimulando esta atividade e também assegurando a bolsa do discente quando de seu retorno, percebemos que a convivência com casos de grande sucesso no exterior tem estimulado nossos discentes nesta busca. Juntamente com as atividades de “doutorado sanduíche”, nossas cooperações têm buscado estabelecer convênios para “dupla titulação”, conforme convênios formalizado com a UFSC, apresentados no site da Secretaria de Relações Internacionais da UFSC: https://sinter.ufsc.br/categoria/convenios/.
• DISCIPLINAS MINISTRADAS POR DOCENTES DO EXTERIOR:
Também tem contribuído para a formação discente o crescente oferecimento de disciplinas de tópicos especiais que tem como docentes vários pesquisadores de instituições internacionais parceiras, que contribuíram para o PPGEAL através de projetos de cooperação.
• DEFESA OU REDAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO EM INGLÊS:
Um outro aspecto de extrema relevância, que enaltece a internacionalização do PPGEAL e fortalece a formação de nossos discentes, está relacionada com o crescimento do número de trabalhos de conclusão (dissertações ou teses) que são redigidos em inglês.
• OUTRAS AÇÕES DE INTERNACIONALIZAÇÃO QUE VÊM CRESCENDO NO PPGEAL:
– Publicações com autoria de pesquisadores de instituições estrangeiras;
– Cotutelas ou mobilidades internacionais de discentes;
– Participação de docentes permanentes como editores ou como membros do corpo editorial de periódicos nacionais/internacionais e das participações como organizadores de eventos científicos internacionais;
– Palestras ou cursos internacionais ministrados por docentes do PPGEAL;
– Alunos estrangeiros regulares no PPGEAL.