(Português do Brasil) Bioeconomia é destaque com Projeto do PPGEAL (Programa Ciência é Tudo)

27/05/2022 14:08

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Bioeconomia é destaque com Projeto do PPGEAL no Programa Ciência é Tudo da TV Brasil:

O Projeto “Cadeias Produtivas da Bioeconomia MCTI – Açaí e Cupuaçu: Fábrica Sustentável de Alimentos em Pó em Pequena Escala” como Coordenador: Prof. João Borges Laurindo, Pesquisador: Prof. Bruno Carciofi, Pós-doc: Ricardo Monteiro,Raquel Simão e Aline Gomide e Doutorando: Romuald Euloge recebeu um destaque no Programa Ciência é Tudo na TV Brasil.

Link para o vídeo: https://youtu.be/C_C3Ww5ERpk

Link para a matéria completa: https://youtu.be/d2qTM3PNel8

Programa Ciência é Tudo – TV Brasil

Descrição do Projeto:

O Brasil é um grande produtor de alimentos, tanto para a exportação quanto para seu mercado interno. Destes produtos, cabe destacar, parte importante é produzida por pequenas propriedades e agricultores familiares. No entanto, apenas uma pequena fração é processada, resultando em baixo valor agregado e maiores índices de perda. Neste cenário, as frutas merecem destaque, visto o País atuar como um dos líderes globais tanto em produção quanto exportação.

A produção de açaí e cupuaçu em pó é uma alternativa adequada para prolongar a vida útil e a diversificação da oferta de produtos, que podem ser armazenados e comercializados sem refrigeração. As polpas de açaí e cupuaçu desidratadas e transformadas em pó podem ser usadas para o preparo de outros alimentos na indústria ou pelos consumidores.

Pensando nisso, uma nova tecnologia de secagem para obtenção desses produtos foi desenvolvida pelo PROFI/UFSC. Tal método de secagem, denominado de cast-tape drying (CTD), é um processo alternativo para a desidratação de polpas de frutas que utiliza temperaturas moderadas e tempos de secagem relativamente curtos. Isso possibilita a secagem de alimentos com compostos sensíveis ao calor, mantendo a maior parte de suas propriedades sensoriais e nutricionais.

O CTD é um método de secagem condutivo, no qual a polpa de fruta a ser desidratada é espalhada, com espessura definida milimétricamente, sobre um suporte flexível aquecido por água quente ou vapor na sua superfície inferior. O processo por CTD resulta em produtos na forma de filmes, flocos ou em pó. Os compostos sensíveis presentes no açaí (antocianinas e lipídeos) devem ser protegidos do oxigênio e da luz durante o processo de secagem. Isso pode ser feito pela adição de compostos naturais, como derivados do amido, fibras de frutas ou pectina.