(Português do Brasil) FAQ PPGEAL

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

 

Pergunta

Resposta

Como fazer a matrícula?

1) Primeira matrícula ou matrícula em disciplina isolada: (vide disciplina isolada na FAQ).

Realizada na Secretaria com os seguintes documentos:

– Cópia da Certidão de nascimento/casamento

– Cópia de RG/CPF

– Cópia do Histórico escolar da graduação

– Cópia do Diploma frente/verso (ou declaração de provável defesa)

*trazer juntamente o respectivo original para conferência.

2) Matrícula em Estágio de Docência (E.D) (vide estágio de docência na FAQ)

– trazer preenchido e assinado o Plano de Estágio de Docência na Secretaria.

– após a Reunião do Colegiado a Secretaria incluirá a matrícula de E.D no histórico.

Plano disponível em Formulários no site

Link como preencher o plano

3) Demais matrículas do PPGEAL no CAPG (online)

– Fazer o pedido no site do CAPG e aguardar. Os pedidos serão aprovados pelos orientadores, há a necessidade de conversa prévia com a orientação para encaminhar às disciplinas mais favoráveis ao projeto de pesquisa.

4) Matrículas fora do PPGEAL

– analisar se há vagas na secretaria do Programa aonde oferta a disciplina.

– fazer o pedido de inclusão da disciplina na Secretaria do PPGEAL dentro do prazo de matrícula do outro Programa.

5) Matrículas em Tese de Doutorado ou Dissertação de Mestrado

– Fazer o pedido destas disciplinas quando todas as disciplinas já foram cumpridas. Estas disciplinas servem para manter o vinculo acadêmico com o programa para fins de emissão de histórico, etc.O que diz o Regimento do PPGEAL sobre a matrícula:

Art. 40. A efetivação da primeira matrícula definirá o início da vinculação do aluno ao Programa e será efetuada mediante a apresentação dos documentos exigidos no edital de seleção.

§ 1º A data de efetivação da primeira matrícula corresponderá ao primeiro dia do período letivo de início das atividades do aluno, de acordo com o calendário acadêmico.

§ 2º Para ser matriculado, o candidato deverá ter sido selecionado pelo Programa ou ter obtido transferência de outro curso stricto sensu credenciado.

§ 3º O ingresso por transferência somente poderá ser efetivado mediante aprovação do Colegiado.

§ 4º O aluno não poderá estar matriculado, simultaneamente, em mais de um programa de pós-graduação stricto sensu da Universidade.

Art. 41. O aluno deverá matricular-se em disciplinas e nas demais atividades do Programa nos prazos estabelecidos pelo calendário acadêmico e pelo Colegiado.

§ 1º A matrícula de estudantes estrangeiros e suas renovações ficarão condicionadas à apresentação de visto temporário vigente, de visto permanente ou de declaração da Polícia Federal atestando situação regular no País para tal fim.

§ 2º As matrículas em regime de cotutela e de estágios de mobilidade estudantil serão efetivadas mediante convenção firmada entre as instituições envolvidas, observado o disposto na resolução específica da Câmara de Pós-Graduação que regulamenta a matéria.

Art. 42. Poderão ser aceitos alunos ouvintes em uma ou mais disciplinas, sem direito a créditos, mediante a anuência do professor.

Art. 43. No ato de matrícula ou inscrição, o estudante deverá declarar a nacionalidade e, se estrangeiro, apresentar documentos, conforme o art. 41, § 1º, deste Regimento.

Art. 44. O aluno do Programa poderá, mediante solicitação, com a concordância do orientador e a critério do Colegiado, trancar matrícula por, no máximo, doze meses, por períodos nunca inferiores a um período letivo, não computados para efeito do tempo máximo de integralização do curso.

§ 1º Durante a vigência do trancamento de matrícula, o aluno não poderá cursar nenhuma disciplina de pós-graduação na Universidade, efetuar exame de qualificação ou defender dissertação ou tese.

§ 2º O trancamento de matrícula poderá ser cancelado a qualquer momento, por iniciativa do aluno, resguardado o período mínimo definido no caput deste artigo.

§ 3º Não será permitido o trancamento da matrícula no primeiro e no último período letivo, nem em períodos de prorrogação de prazo para conclusão de curso.

Art. 45. O aluno terá sua matrícula automaticamente cancelada, sendo desligado do PGEAL, nas seguintes situações:

I – quando deixar de matricular-se por dois períodos consecutivos, sem estar em regime de trancamento;

II – caso obtenha conceito menor que C em duas das disciplinas cursadas;

III – se for reprovado no exame de qualificação;

IV – se for reprovado no exame de dissertação ou tese;

V – quando se esgotar o prazo máximo para a conclusão do curso.

 Como validar disciplinas?

 Passo a passo:

1) Preencher o Requerimento para Validação de Disciplinas (disponível em Formulários no site)
2) Imprimir, coletar a assinatura da orientação e assinar
3) Entregar o Requerimento + Histórico + Ementas das disciplinas a serem validadas na Secretaria.

Regimento Interno PPGEAL sobre validações:
Art. 37. Poderão ser validados créditos obtidos em disciplinas ou atividades de outros cursos de pós-graduação stricto sensu credenciados pela CAPES e de cursos de pós-graduação lato sensu oferecidos pela Universidade, mediante aprovação do Colegiado.
§ 1º As regras de validação previstas deverão considerar a adoção de notas conforme constante neste Regimento.
§ 2º Poderão ser validados até 3 (três) créditos obtidos em cursos de pós-graduação lato sensu.
§ 3º Poderão ser validados até 18 (dezoito) créditos obtidos no mestrado quando do ingresso ao curso de doutorado, com exceção dos créditos de elaboração de dissertação e desde que haja conformidade com as áreas de conhecimento e atuação do PPGEAL.
§ 4° Não é permitida a validação de créditos obtidos em disciplinas de estágios de docência, seminários, estudo dirigido e afins.
§ 5º Poderão ser validados créditos obtidos em cursos de pós-graduação no exterior, desde que devidamente documentados, incluindo ementa e programa da disciplina ou equivalente, conceito final e que haja conformidade com as áreas de conhecimento e atuação do PPGEAL, mediante a aprovação do Colegiado.
§ 6º Disciplinas validadas que apresentem elevado grau de similaridade, conforme solicitação do discente e aprovação do Colegiado, poderão receber a condição de equivalente à disciplina regularmente ofertada pelo PPGEAL.
§ 7º Durante o curso de mestrado ou de doutorado, o discente poderá cursar e validar até 6 (seis) créditos em disciplinas externas ao quadro de disciplinas ofertadas pelo PPGEAL, desde que ofertadas por curso de pós-graduação stricto sensu credenciados pela CAPES e que tenha autorização do orientador e do Coordenador do PPGEAL.
§ 8º Poderão ser validados até 6 (seis) créditos em disciplinas isoladas cursadas anteriormente ao ingresso como discente do PPGEAL, desde que se cumpra os requisitos estabelecidos no caput e nos §§ deste artigo.

Como fazer as Disciplinas Isoladas?

 O processo de matrícula é o mesmo para alunos ingressantes, com os seguintes documentos: 

– Cópia da Certidão de nascimento/casamento
– Cópia de RG/CPF
– Cópia do Histórico escolar da graduação
– Cópia do Diploma frente/verso (ou declaração de provável defesa)
*trazer juntamente o respectivo original para conferência.

O que diz o Regimento do PPGEAL:
Art. 48. A critério da Coordenação e havendo vagas, poderão solicitar matrícula em Disciplina
Isolada, com direito a créditos:
I – Aluno de curso de graduação, até o máximo de 9 (nove) créditos.
II – Aluno de programa de pós-graduação externo à UFSC, pesquisador de outra instituição ou
profissional da iniciativa privada, até o máximo de 9 (nove) créditos.
Parágrafo único. Até 6 (seis) créditos obtidos na forma do caput deste Artigo poderão ser aproveitados caso o aluno venha a ser selecionado para o curso, conforme § 8º do Art. 37.Observação: Geralmente um disciplina possui 3 créditos.

Estágio de Docência?

O Estágio de Docência constitui-se numa atividade curricular – sob a forma de disciplina – oferecida pelos programas de pós-graduação strictu sensu voltada à preparação dos alunos para a atividade de docência no ensino superior.
Aos alunos bolsistas, esta é um atividade de cunho obrigatório.
No mestrado é obrigatório 2 créditos (1 estágio) podendo realizar até 4 créditos (2 estágios)
No doutorado é obrigatório 4 créditos (2 estágios) podendo realizar até 8 créditos (4 estágios)Legislação sobre Estágio de Docência na UFSC

Como realizar o Estágio de Docência em três passos:

1º) Pré-estágio: Matrícula – no prazo regulamentar da matrícula do programa, entregar o Plano de Trabalho preenchido e assinado na secretaria.
2º) Estágio – após a entrega do plano, começar o estágio juntamente com o professor da disciplina (acompanha o cronograma semestral da graduação)
3º) Pós-estágio: Relatório Final – fazer o Relatório final até o fim do semestre em que realizar o estágio. Entregar o Relatório para o professor da disciplina juntamente com o Formulário Relatório Final na capa.O Relatório passará na próxima Reunião do Colegiado para posterior publicação da nota no histórico.Sobre as datas:
A matrícula de estágio de docência é realizada no início de cada trimestre do PPGEAL.
A execução do Estágio segue o cronograma da graduação.

Proficiência em línguas estrangeiras?

Para o mestrado: língua inglesa
Para o doutorado: língua inglesa + outra língua.
O exame poderá ser retirado na própria UFSC – site
Poderá ser utilizado o TOEFL-ITP desde que tenha o mínimo de 47 pontos na parte de leitura (3ª nota – reading) Legislação UFSC.

Quais são as Disciplinas?

O que diz o Regimento do PPGEAL sobre as disciplinas:
Art. 34. As disciplinas dos cursos de mestrado e de doutorado do Programa, independentemente de seu caráter teórico ou prático, serão classificadas nas seguintes modalidades:
I – disciplinas obrigatórias, consideradas indispensáveis à formação do aluno, podendo ser gerais ou específicas de uma área de concentração;
II – disciplinas eletivas, que compõem as áreas de concentração oferecidas pelo Programa e cujos conteúdos contemplam aspectos mais específicos, ou que compõem o domínio conexo;
III – “Estágio de Docência”, oferecido conforme as especificações contempladas na resolução da Câmara de Pós-Graduação e de acordo com Resolução Normativa específica do PPGEAL que tratam da matéria;
IV – “Seminários”, de caráter obrigatório, destinado aos alunos de mestrado regularmente matriculados no Programa, com o objetivo de qualificar o aluno para a realização do projeto de dissertação de mestrado.
§ 1º Poderão ser desenvolvidas a cada período outras atividades acadêmicas com o respectivo número de créditos, cargas horárias e ementas, desde que aprovadas pelo Colegiado do Programa.
§ 2º As propostas de criação ou alteração de disciplinas deverão ser acompanhadas de justificativa e caracterizadas por nome, ementa detalhada, carga horária, número de créditos e corpo docente responsável pelo seu oferecimento e submetidas à aprovação do Colegiado e à homologação da Câmara de Pós-Graduação.
§ 3º Não serão consideradas as propostas de criação ou alteração de disciplinas que signifiquem duplicação de objetivos em relação a outra disciplina já existente

Os pré-requisitos para a defesa?

Para realizar a Defesa (Dissertação ou Tese) alguns pré-requisitos são necessários:
1) Índice de aproveitamento acima de 7,0 (0,0 a 10,0)
2) Realização de Estágio de Docência (somente para bolsistas)
3) Proficiência em Línguas Estrangeiras (1 para mestrado e 2 para doutorado)
4) Frequência em defesas assistidas (6 para mestrado e 12 para doutorado)
5) Trabalho acadêmico (vide regulamento abaixo)Regulamento do PPGEAL sobre os trabalhos acadêmicos para defesas:Art. 51. É condição para a obtenção do título de mestre a defesa pública e presencial de trabalho de conclusão no qual o estudante demonstre domínio atualizado do tema escolhido, nas formas de dissertação para o mestrado.
§ 1º A defesa fica condicionada à comprovação de um dos itens a seguir:
I – um artigo submetido à periódico científico indexado e qualificado na área do PPGEAL;
II – um pedido de depósito de patente;
III – um trabalho completo aprovado para apresentação em evento científico ou tecnológico.
§ 2º As produções científicas que tratam os incisos I, II e III do § 1º deste Artigo deverão ter a coautoria do aluno e do orientador.Art. 52. É condição para a obtenção do título de doutor a defesa pública de trabalho de conclusão sob forma de tese, que apresente originalidade, fruto de atividade de pesquisa, e que contribua para a área do conhecimento.
§ 1º A defesa fica condicionada à comprovação de um dos itens a seguir:
I – dois artigos submetidos ou um artigo aprovado para publicação em periódico científico
indexado e qualificado na área do PPGEAL;
II – um pedido de depósito de patente.
§ 2º As produções científicas que tratam os incisos I e II do § 1º deste Artigo deverão ter o aluno como primeiro autor e coautoria do orientador.Art. 53. O aluno com índice de aproveitamento inferior a 7,0 (sete) não poderá submeter-se à defesa de trabalho de conclusão de curso.Art. 54. Os trabalhos de conclusão do curso deverão ser redigidos em língua portuguesa, com resumo e palavras-chave em língua inglesa, ou em língua inglesa com resumo e palavras-chave em língua portuguesa.