Aula e Palestra do professor Dr. Papa Matar Ndiaye

24/08/2017 17:39

A aula e a palestra será realizada no dia 12 de setembro no auditório 1 do EQA/CTC.

Material da Palestra – Lattice Lecture

Short CV – Papa Matar Ndiaye

Papa Matar Ndiaye é mestre em Engenharia Química pela COPPE/UFRJ em 2001 e Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2004 na área de Termodinâmica Aplicada.

Foi professor efetivo do Departamento de Engenharia Química da Universidade Federal do Paraná e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da UFPR (PPGEQ) de Novembro 2005 a Setembro 2013. Foi coordenador do PPGEQ de 2011 a 2013. É professor do Departamento de Engenharia Química da UFRJ desde setembro de 2013 e do Programa de Engenharia Química da COPPE desde Janeiro 2017. Orientou e co-orientou mais de 12 teses de Mestrado e Doutorado. Possui mais de 25 artigos publicados em revistas indexadas. É revisor de Periódicos Internacionais (Journal of Chemical Thermodynamics, Fluid Phase Equilibria, e Journal of Supercritical Fluid). Aprovou diversos projetos juntos aos órgãos de Fomentos (CNPQ, FINEP, Fundação Araucária e CAPES). Projetou e montou um sistema de aquisição de dados PVT de baixo custo, para fluidos de petróleo em 2010, quando em pós-doutoramento no United Arab Emirates University. Coordenou toda a parte de PVT do projeto Evaluation of Mobilization Efficiency in IOR/EOR floods in Carbonate Reservoirs da UAEU University entre 2010 e 2011. Possui 3 patentes sendo uma internacional, relacionada ao sistema de purificação de biodiesel usando CO2 pressurizado.

Trabalha atualmente com experimentos e teoria envolvendo fluidos de petróleo sob pressão, com ênfase para asfaltenos, parafinas, Joule Thompson, umidade gás natural com altos teores de CO2, desenvolvimento de modelos termodinâmicos consistentes Trabalha também com produção e purificação de biocombustiveis.

Data: 12/09, terça-feira

Aula: 8:30h – 11:30h

Título: Termodinâmica estatística aplicada à modelos de energia livre de Gibbs em excesso

Teoria Generalizada de van der Waals – Função de partição canônica – Potenciais termodinâmicos. Estatística de rede – Rede unidimensional – Rede bidimensional – Teoria de soluções – Aproximação de Bragg-Williams – Aproximação de Guggenheim – Modelo de Margules – Modelo de Flory-Huggins -Modelo de Wilson

Palestra: 13:30h

Título: Propriedades Termodinâmicas de Misturas Complexas: Estudo Experimental e Modelagem Termodinâmica

A presente palestra abordará o comportamento de fases em fluidos de petróleo, especialmente em misturas com parafinas e CO2, serão apresentados dados de inversão de fases e vídeos até então especulados mas jamais mensurados. Serão também abordados transição de fases SL, LL, LLV e SLV. No que diz respeito à modelagem do equilíbrio de fases, serão revisadas as equações de estado CPA, SAFT variantes da SAFT utilizadas para representar misturas assimétricos.